terça-feira, 7 de junho de 2011

Hospital de Bonecas - Lisboa


Era uma vez uma senhora velhinha que há muitos anos ( ainda não havia automóveis)
se sentava a fazer bonecas de trapo à porta da sua pequena loja de ervas secas.
A loja ficava junto a um mercado e nesse tempo as crianças andavam sempre com os pais ou com os avós e a ida ao mercado era tão divertida como agora ir ao centro comercial ou talvez mais!
Havia patos, coelhos, galinhas, pombos, peixes de muitas cores ,frutas e flores que juntamente com grandes molhos de cenouras rabanetes e couves criavam uma mistura única de sons e cheiros.
As crianças não tinham medo de se perder.
Toda a gente se conhecia e tinha nome, Lisboa parecia mais pequena.

Assim, de vez em quando, a manhã era passada junto à D. Carlota ( era assim que se chamava) a espreitar as bonecas que ela ia fazendo. Depois conversando sempre se ia contando os males das bonecas e ela  a  pouco e pouco lá as ia consertando .

Acho que foi assim que começou o Hospital de Bonecas!
Os anos passaram , o mercado acabou mas as crianças de então já mães e avós foram contando aos seus filhos que  havia uma pequena loja onde o tempo passava um pouco mais devagar e onde sem pressas se podia brincar ao “ faz de conta”. Ainda hoje é assim que fazemos.

                                                 Texto  - Hospital de Bonecas.

2 comentários:

Ana disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
dg disse...

esta sequência de fotografias é ao mesmo tempo fantástica, nostálgica, pertubadora e conceptual. impossível ficar indiferente. gosto muito. um abraço, dg